Editorial de Moda sobre o estilo Pin Up

2015-09-27 ENSAIO MODA PIN UP ALUNAS CURSO DE MODA-2 2Oi, gente! Sei que sumi durante quase dois meses, mas é que essas últimas semanas foram muito corridas para conciliar o trabalho com a faculdade. Nunca imaginei que o curso de Design de Moda tivesse tantos trabalhos práticos e a maioria leva um tempão para ficar pronto.

Durante a feira de cursos lá na faculdade neste ano, percebi que muita gente gostaria de fazer graduação de moda, mas não conhece muito bem o curso. Então achei que seria legal contar um pouquinho mais sobre os trabalhos que fazemos por lá. Quem sabe alguém não anima e seguir carreira, né? (Clique nas fotos para ampliar e ver com a qualidade melhor)

Dessa vez, vou contar um pouquinho sobre o editorial de moda sobre o estilo Pin Up que produzimos para a disciplina Ateliê de Criatividade. A professora Marília Gonzaga criou oito temas, dividiu entre os grupos da sala e a proposta era fazer um ensaio de fotos que pudesse ser publicado em uma2015-09-27 ENSAIO MODA PIN UP ALUNAS CURSO DE MODA-13 revista. As fotos no estilo Pin Up foram originalmente feitas para calendários e posters que ficavam pregados nos armários dos soldados das segunda guerra mundial.

Nós pesquisamos bastante e vimos que o Pin Up engloba mulheres naturalmente sensuais, com curvas e que usam roupas curtas, mas sem necessariamente serem vulgar. A ideia é mostrar cenas simples do cotidiano, como atender o telefone, cozinhar e consertar um carro, mas com glamour. Cabelão enrolado, armado, preso num rabo-de-cavalo, muito delineador e batonzão vermelho. As roupas, justas ou curtas, são geralmente de bolinha ou nas cores vermelho, rosa, azul, preto e branco.

2015-09-27 ENSAIO MODA PIN UP ALUNAS CURSO DE MODA-4O cenário, no caso do editorial de moda, é muito importante. Basta olhar nas revistas e reparar que é sempre escolhido um lugar diferente para mostrar a modelo. Afinal, aquele fundo branco ou preto de estúdio não tem muita graça nesse caso, né? Por isso, pensamos em duas “situações”, mas que pudessem ser realizadas em um lugar só. Escolhemos a frente de um condomínio que têm em Araraquara porque a pista é calma e existe muito verdade. Com isso, criamos um piquenique (acho super fofo!) e aproveitamos a tranquilidade da rua para posar com carros antigos.

Como é trabalho de faculdade, dá para imaginar que não tivemos muito recursos, né? Optamos por contratar um fotógrafo, afinal, não adianta nada produzir uma cena super legal e não conseguir capturar essa beleza através da imagem. O resto, como roupa, maquiagem, acessórios e utensílios para o 2015-09-27 ENSAIO MODA PIN UP ALUNAS CURSO DE MODA-14piquenique, nós improvisamos com o que temos em casa, só compramos itens que a gente fosse usar mesmo, nada de desperdício. Ah, os carros antigos nós emprestamos dos parentes.

Fizemos as fotos em três horas, com muito calor, tempo variando entre solzão e ameaças de chuvas, muitos pernilongos, formigas e diversão. Afinal, imagina 7 mulheres juntas mudando look, maquiagem, criando cenas e conversando…foi cansativo, mas muito divertido e produtivo. Gostei muito! Acho que gostaria de fazer mais sessões de fotos assim se um dia eu tiver oportunidade de trabalhar no ramo. Antes que eu me esqueça, as fotos foram feitas pelo fotógrafo Daniel Barreto, do Estúdio Caixa Preta.

2015-09-27 ENSAIO MODA PIN UP ALUNAS CURSO DE MODAAcho que a parte mais difícil do Pin Up são as caras de bocas, pois a ideia é ser bem artificial mesmo. Fazer carão, seduzir, fingir que está surpresa, aquele sorrisinho forçado…não é aquela risada de verdade, aquele olhar sincero, nada disso. É uma pose bem forçada e plastificada mesmo. Tarefa difícil para quem não é modelo profissional, mas que as meninas tiraram de letra. Espero que tenham gostado das fotos e, vocês terem uma ideia de como foi a nossa sessão de fotos, veja o making off abaixo. Está super divertido! Prometo não demorar tanto para o próximo post, ok? 😉

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s