Jenny Beavan ignora ‘dress code’ e recebe Oscar com look homenageando Mad Max

Jenny Beavan 2A designer e figurinista Jenny Beavan, dos Estados Unidos, recebeu 10 indicações ao Oscar ao longo dos anos e finalmente ganhou sua estatueta em 2016, na 88ª edição do prêmio, pelo trabalho no filme Mad Max: Estrada da Fúria, lançado em 2015.

O trabalho dela deveria ser reconhecido e aplaudido, mas como quase tudo no Oscar, o que é analisado de verdade é a roupa. Dessa vez, Jenny recebeu olhares e até deixou de ser aplaudida por alguns pelo fato de não usar um vestido no Oscar, nem salto e usar o cabelo natural. Ou seja, bem gente como a gente.

Jenny BeavanEla usou calça e jaqueta de couro, além de um cachecol listrado, que lembrou muito o uniforme da Grifinória em Harry Potter, inclusive (quem gosta da saga vai lembrar!). Super confortável, sem ter que se preocupar com um tropeço ou uma transparência no vestido, ela desfilou até o palco sem se preocupar com os olhares e a estranheza das pessoas.

Nos bastidores, ela explicou o porquê da escolha da roupa. “Estou muito feliz em falar sobre isso. Não sou de vestidos e absolutamente não sou de saltos, tenho problemas nas costas. Fico ridícula em um vestido lindo. Essa foi uma homenagem a ‘Mad Max’ (…). [Essa jaqueta] é Marks & Spencer com [bordado] Swarovski nas costas. Tive um problema no sapato e o glitter caiu. Estou me sentindo confortável e, até onde percebo, estou realmente arrumada!”, afirmou.

635560680919636292-MAD-MAX-FURY-ROAD-MOV-jy-1019-Depois de ver os vídeos e as notícias sobre essa premiação, a única coisa que consegui pensar foi: por quê as pessoas se incomodam tanto com a roupa alheia, o cabelo dos outros e até com o sapato, principalmente das mulheres? Poxa vida, ela ganhou um Oscar, tem que ser reconhecida e lembrada pelo seu trabalho, não porque usou um look em homenagem ao filme, ignorando o “dress code” do evento.

Não sou contra usar vestidos, saltos, maquiagem, nem penteados extravagantes. Aliás, ninguém deveria ser. Cada um tem o direito de escolher como quer se vestir, se quer ou não usar maquiagem e o que quer fazer no cabelo. Aquela história de se arrumar para se sentir bem, não para impressionar os outros, sabe?

Jennifer-Lawrence-Oscars-2016Só para citar mais um exemplo rápido, A Jennifer Lawrence usou uma maquiagem super leve e minimalista no Oscar. Uns amaram, outros criticaram e isso é normal, cada um tem sua opinião. Porém, as críticas foram baseadas nas imperfeições da pele, que não foram escondidas por camadas de base. Qual o problema de a pessoa ter espinhas, marcas, sardas, manchas? Nenhuma! Se ela quis algo mais natural, legal pra ela, não cabe a nós julgar, né?

Bom, pra finalizar, vamos falar um pouco sobre o figurino de Mad Max? Tivemos que fazer uma resenha no curso de design de moda no ano passado sobre esse filme e é impressionante como o vestuário diferencia as pessoas no filme. Pela roupa, dá para saber que tipo de poder a pessoa tem. Parabéns à Jenny Beavan pelo talento, pela sensibilidade e coragem. Oscar merecido!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s