A lenda por trás das lágrimas de sereia, acessórios lapidados pelo mar

16265500_1712948429017376_6082425317652575999_n

‘Lágrimas’ encontradas pela Nathy, da loja Lágrimas de Sereia, em Ubatuba

Não sou muito ligada em jóias, mas adoro aquelas peças em que tem uma história por trás, como anel de formatura ou um presente especial. Acredito que a lembrança que aquela peça traz é mais importante que o valor material, por isso achei muito interessante a história das lágrimas de sereia, já ouviram falar?

Imagine que muitos utensílios de vidro já foram jogados no mar ao longo dos anos e, depois de um tempo, esse pedaços de vidros quebrados acabam sendo lapidados e moldados pelo próprio mar, com o atrito da areia, das ondas, das pedras…esses cacos de vidro acabam se tornando uma espécia de pedra natural, como se fosse uma jóia mesmo.

Pelas fotos dá para ver que as lágrimas de sereia são bem diferentes, algumas brilham mais, outras são foscas, cada uma tem uma cor e um formato diferente. Não existe uma pedra igual a outra, já que todas são lapidadas naturalmente, no mar, e apenas são limpas, furadas e moldadas para serem usadas como colares, brincos ou pulseiras. Não é legal?

18814402_1516374185101522_419188976020637940_n

Colar lindo na cor verde (Foto: Marília Criscolin/Flor do Mar)

Existem artesãos que trabalham coletando e selecionando essas lágrimas se sereia em praias no mundo todo para transformá-las em acessórios com muito cuidado e talento. Vale lembrar que cada peça é única e nem sempre é possível encomendar uma pedra igual a alguma foto que você viu na internet, por exemplo, porque é o mar que fornece a matéria prima, não é algo fabricado em laboratório.

Tudo bem, agora você entendeu na prática o que são as lágrimas de sereia e como elas são únicas, mas de onde vem esse nome? Bom, como tudo que está relacionado ao mar, existem muitas lendas e histórias por trás. Diz a lenda que esse pedaços de vidro são lágrimas de uma sereia que foi banida por Netuno e chora por ter sido afastada do seu amor verdadeiro. Veja que bacana a história:

17203244_1733469533631932_406058521491916884_n

Cada peça é única no formato e na cor

“As sereias podiam mudar o poderosos curso da natureza, mas foram proibidas de fazê-lo por Netuno, Deus do mar. Em uma noite escura, devastada pela tempestade, com velas se rasgando e mastros se quebrando, uma barca lutava para encontrar segurança em uma costa. A barca estava familiarizada com uma sereia que nadava ao seu lado… ela tinha resistido a muitas navegações com o navio e o seu capitão. Enquanto o navio lutava para aguentar os violentos ventos, o capitão perdeu o domínio sobre o mastro, tombando perigosamente perto do mar revolto. Em um instante, a sereia acalmou o vento e domou as ondas, mudando o curso da natureza e salvando a vida de um homem que ela tinha crescido amando de longe. Por causa de seu ato impetuoso, Netuno baniu a triste sereia para as profundezas do oceano, condenando-a por toda a eternidade a nunca voltar à superfície ou nadar com os navios novamente. A partir deste dias, suas lágrimas apareceram nas praias como vidros do mar: tesouros cristalinos em cores mágicas, um lembrete eterno do amor verdadeiro“.

18121656_1469873903084884_8115345506780949170_o

Lindos colares da Flor do Mar

Agora que você sabe tudo sobre as lágrimas de sereia, deve estar curioso para saber onde comprar a sua. Comprei a minha com a Nathy, da Lágrimas de Sereia, lá em Ubatuba/SP. Vale a pena seguir a loja dela nas redes sociais para ver cada peça bonita ela faz.

Para quem é de Araraquara, pode comprar com a Marília, da Flor do Mar, que é revendedora oficial. Ela, inclusive, que fez eu me apaixonar por essa história e fez algumas das fotos lindas deste post. Espero que tenham gostado desse post sobre os mistérios do oceano.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s